terça-feira, 19 de agosto de 2008

Habits of Happiness

O que é a felicidade e como podemos nós alcançá-la? Matthieu Ricard diz que podemos treinar as  nossas mentes no hábito do bem estar, para gerar um sentido verdadeiro de serenidade e de realização. Video emitido por TED, filmado em Fevereiro de 2004 e "postado" em Novembro de 2007

Matthieu Ricard: Habits of happiness

nota minha: este vídeo provocou, no Youtube, alguma celeuma em redor da questão da homossexualidade e da "aparente" opinião de S.S. o Dalai Lama. Nesse sentido achei útil transcrever o que S.S. disse no seu livro Conselhos do Coração, escrito precisamente com a colaboração de Matthieu Ricard e editado pela ASA em 2004.

"Aos Homossexuais

Muita gente me pergunta o que penso da homossexualidade. Se tiverem uma religião, é melhor decidirem o que devem fazer em função da vossa crença. Alguns cristãos dizem que a homossexualidade é uma falta grave e outros, não. Alguns budistas admitem-na e outros consideram que ser homossexual equivale praticamente a deixar de ser budista.

Segundo os textos fundamentais  do budismo há dez actos negativos a evitar, entre os quais a má conduta sexual*. A má conduta sexual designa sobretudo o facto de ter relações com o cônjuge de outra pessoa, mas inclui igualmente a homossexualidade, as relações sexuais pela boca ou pelo ânus e a masturbação. Isso não significa que essas práticas nos excluam do Budismo. À parte as visões falsas - que consistem em pensar que o Buda ou a lei de causalidade não existem -, nenhum dos dez actos negativos, incluindo matar, tem por efeito fazer com que deixemos de ser budistas. Aquele que mata um ser humano comete, não há dúvida, um acto extremamente negativo. Se for um monge e se ainda por cima tentar esconder o seu crime, rompe definitivamente os seus votos e deixa de fazer parte da comunidade monástica. Contudo, pode continuar a praticar a via.

Se não tiverem uma religião e desejarem ter relações sexuais com uma pessoa do mesmo sexo, de comum acordo, sem que haja violação ou qualquer outro tipo de abuso, e se encontrarem desse modo uma certa forma de satisfação não violenta, não tenho nada a dizer. Creio mesmo, e é um ponto importante, que é injusto os homossexuais serem por vezes rejeitados pela sociedade, punidos ou despedidos do seu emprego. Não os podemos colocar no mesmo plano que um criminoso.

Creio que para o Budismo em geral a homossexualidade constitui sobretudo uma falta relativa a certos preceitos. Não que seja prejudicial em si, contrariamente à violação, ao homicídio ou a outros actos que fazem sofrer os outros. O mesmo se aplica à masturbação. Sendo assim, não há qualquer razão para rejeitar os homossexuais ou ter para com eles uma atitude discriminatória.

Acrescentaria que tão-pouco é justo denegrir sistematicamente as religiões que proscrevem a má conduta sexual, simplesmente por isso não condizer com as nossas ideias ou com a nossa maneira de ser. Antes de criticar uma regra é bom tentar compreender as verdadeiras razões que a motivam."

*Os restantes nove são: matar, roubar, caluniar, mentir, proferir palavras que magoam, pronunciar palavra inúteis, invejar, querer mal e manter visões falsas.

Conselhos do Coração, S.S. o Dalai Lama, edições ASA, pags 56 e 57

Sem comentários: