sábado, 16 de agosto de 2008

Intencionalidade e emoções positivas fortes


Para transcender o sofrimento é importante desenvolver, em paralelo com o reconhecimento da natureza profunda do espírito, uma forte intencionalidade. Uma vez que o sofrimento desencadeia em nós emoções negativas muito fortes, temos de contrapor-lhes emoções positivas igualmente intensas. No inicio desse processo pode pensar: "O sofrimento pelo qual estou a passar é tão dolorosoque desejo que ninguém tenha de passar pelo mesmo". Durante algum tempo, tente desenvolver e cultivar este pensamento.

Em seguida, pense: "Já que não posso evitar o problema ou a dificuldade que estou a viver, que ao menos ele possa servir para resgatar o sofrimento alheio. Que todos os problemas semelhantes ao meu se concentrem no meu problemae que todas as pessoas que estão a sofre como eu sejam libertadas do seu sofrimento!" Tome algum tempo para tornar este pensamente real e sincero, até sentir uma profunda alegria que lhe fará vir as lágrimas aos olhos. Nesse instante, constataré que o seu sofrimento lhe parece mais leve e quase inexistente.

(Tsering Paldrön, A Alquimia da Dor, Pergaminho, pags 162/3) 

Sem comentários: